Orquestra Santo Antônio, Neojiba, na 39ª Semana Espírita de Feira de Santana

Às 19h, do dia 19 de setembro, a Orquestra Santo Antônio (OSA), da cidade de Conceição de Coité, fará uma apresentação especial e gratuita no Ginásio de Esportes do Colégio Castro Alves, centro, em Feira de Santana, Bahia. A OSA, que faz parte dos Núcleos de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia, Neojiba, fará apresentação antes da palestra “A influência dos espíritos em nossas vidas” a ser proferida pelo conferencista Paulo de Tarso, de Salvador (BA). A noite de 19/09 promete grandes e felizes emoções!


Foto: Youtube, 2013

Quem é e como surgiu a OSA

Surgido em 2007, o Projeto Santo Antônio de Música é uma iniciativa da Associação de Moradores do bairro Alto da Colina, região carente da cidade de Conceição do Coité, semiárido baiano, tendo por objetivo ensinar música instrumental para crianças e jovens carentes do município de Conceição do Coité.

O projeto começou pela iniciativa do maestro Josevaldo de Almeida Silva, autodidata que, sem nunca ter estudado música, sabe tocar instrumentos e ler partituras. Como não havia local, a sala de aula era improvisada em varandas, quintais e sombras de árvores.

Inspirada com o trabalho do jovem maestro, a professora e hoje coordenadora do projeto, Maria Valdete Santos buscou apoios para comprar instrumentos e construir uma sede para o projeto. Falando da iniciativa a seu irmão e sacerdote católico, Antônio Ferreira, este se encantou com o trabalho do maestro e resolveu organizar feijoadas em sua paróquia nos EUA para ajudar a orquestra nascente. Da primeira feijoada foi possível obter recursos para comprar alguns dos primeiros instrumentos musicais para as crianças participantes do projeto, repetindo o evento para apoiar a OSA em diversas ocasiões ao longo dos anos.

Hoje o Projeto Santo Antônio de Música tem sede própria com salas de aula, um teatro e instrumentoteca. A OSA faz parte de circuitos culturais, notadamente do NEOJIBA (Núcleos de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia), um importante programa de excelência musical que difunde a música instrumental e clássica na Bahia, levando jovens músicos para o Brasil e para o mundo.

Os jovens do projeto têm realizado apresentações em todo o país, tendo sido convidados para reportagens na televisão a exemplo de apresentações especiais nos programas Globo Repórter e Calderião do Huck, ambos da Rede Globo.

Além das atividades de formação, o Projeto Santo Antônio de Música abriga três orquestras: a Orquestra Santo Antônio – OSA, a Orquestra Coiteense de Violões – OCV e a Orquestra Nossa Senhora de Fátima – ONSEF.

A seguir o vídeo de reportagem do Globo Repórter de 2011 sobre a OSA à época. Outros vídeos da OSA em seu Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCoIgO7x753hNreCBmymMruQ



Para saber mais sobre a OSA, encontramos no site do projeto Neojiba as seguintes informações sobre o projeto:

Projeto Santo Antônio de Música.
  • Link do proejto: http://neojiba.org/projeto-santo-antonio-de-musica/
  • Ano de fundação: 2007
  • Cidade: Conceição do Coité
  • Local de funcionamento: Rua Martins Ferreira S/n
  • Atividades musicais realizadas no projeto: o Projeto Santo Antônio de Música promove aulas teóricas e práticas de educação musical, para crianças e jovens de baixa renda, moradores da comunidade do Alto da Colina e adjacências, bairro do município de Conceição do Coité, no semiárido baiano. São oferecidas 04 oficinas, além da experiência em prática orquestral e outras atividades culturais, como exibição de filmes. As oficinas são: Iniciação Musical em Flauta Doce, Sopro, Iniciação ao Violino, Iniciação ao Violoncelo e Prática Orquestral.
  • Quantidade de alunos: 105
  • Faixa etária: Entre 8 e 18 anos
  • Entidade responsável pelo projeto: Associação dos Moradores do Alto da Colina
  • Contato do responsável pelo projeto: Maria Valdete da Silva Santos / Josevaldo de Almeida Silva (Maestro e presidente da Associação), 75 9 9190-0653 (TIM) 75 9 8146-2599 (CLARO) 75 9 9937-7623 (VIVO), e-mail projetosantoantonio@gmail.com
Vídeo do Canal do CR3 no Youtube
OSA na 39a. Semana Espírita de Feira de Santana

Matérias relacionadas:

  • 2016. http://cr03.blogspot.com.br/2016/10/familia-torres-e-orquestra-santo.html 
  • 2016. http://cr03.blogspot.com.br/2016/09/show-da-orquestra-santo-antonio-e.html 

Texto: Marirone Lima

Comentários